Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Um pouco de Mafalda

Sempre é bom relembrar...



Entenda o conflito entre judeus e palestinos
A luta entre os dois povos é o principal fator de instabilidade no Oriente Médio


1 O que é o Estado de Israel?É um país fundado em 1948 para abrigar os judeus, que até então não tinham um território próprio.
2 Quem são os palestinos?
São o povo árabe da região que também abriga Israel.

3 Por que palestinos e israelenses estão em conflito?
Os árabes não aceitaram a decisão da ONU de dividir a região, que até 1948 era possessão britânica, para a formação de dois países: um palestino e o outro judeu.

4 O que é a Organização pela Libertação da Palestina?É um conglomerado de grupos que lutam pela formação de um Estado palestino. Foi fundado em 1964 e até os anos 80 praticava atentados terroristas.
5 O que são os territórios ocupados?
São áreas destinadas a um Estado Árabe, segundo a decisão da ONU, que Israel ocupou militarmente depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967.

6 O que foi a Intifada?Em 1987 um levante popular dos palestinos nos territórios ocupados elevou a tensão para um nível sem precedentes desde 1967. A principal arma dos revoltosos eram pedras atiradas contra alvos judeus.

7- O que é o acordo de Oslo?
Negociando secretamente com a OLP na capital norueguesa, o governo israelense deu início ao processo de paz. A base do processo é o chamado princípio "terra por paz", segundo o qual Israel desocuparia as áreas palestinas em troca do fim da violência.

8 O que é a Autoridade Palestina?
A Faixa de Gaza e partes da Cisjordânia já desocupadas por Israel são governadas por Iasser Arafat, presidente da Autoridade Palestina, entidade que não tem estatuto de Estado Independente. Arafat também é o líder da OLP.

9 Quais são os problemas remanescentes?
Israelenses e palestinos ainda precisam negociar o estatuto final da Palestina - ou seja, se ela vai ser um Estado independente -, o destino de Jerusalém - que ambas as partes reivindicam como capital - e o retorno dos palestinos refugiados desde o início do conflito, em 1948.

10 Que grupos palestinos se opõem à paz?
Os dois principais são a Jihad Islâmica e o Hamas. Ambos são formados por radicais islâmicos e querem a destruição do Estado de Israel. O Hamas foi fundado durante a Intifada de 1987. Com enorme apoio popular na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, o Hamas também mantém obras assistenciais como escolas e hospitais.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Jogo - Sim City 2000

O bom e velho Sim City 2000, tomara que dê certo desta vez!


SimCity é um jogo de simulação da Maxis criado pelo designer de jogos Will Wright, o mesmo criador de The Sims. O objetivo básico do jogo é criar uma cidade e administrar bem os recursos dela para que ela não entre em falência e você, como prefeito seja expulso.


Link:http://www.baixar.info/download/764-sim-city.html

Reforma Agrária no Brasil

Podemos definir reforma agrária como um sistema em que ocorre a divisão de terras, ou seja, propriedades particulares (latifúndios improdutivos) são compradas pelo governo a fim de lotear e distribuir para famílias que não possuem terras para plantar. Dentro deste sistema, as famílias que recebem os lotes, ganham também condições para desenvolver o cultivo: sementes, implantação de irrigação e eletrificação, financiamentos, infraestrutura, assistência social e consultoria. Tudo isso oferecido pelo governo. Não é bem assim que acontece, mas deveria ser!
Estrutura Fundiária ontem e hoje
A reforma agrária se faz necessária no Brasil, pois a estrutura fundiária em nosso país é muito injusta. Durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da colônia de forma injusta. No sistema de Capitanias Hereditárias, poucos donatários receberam faixas enormes de terra (pedaços comparados a alguns estados atuais) para explorar e colonizar. Desde então, o acesso a terra foi dificultado para grande parte dos brasileiros. O latifúndio (grande propriedade rural improdutivo) tornou-se padrão, gerando um sistema injusto de distribuição da terra. Para termos uma idéia desta desigualdade, basta observarmos o seguinte dado: quase metade das terras brasileiras está nas mãos de 1% da população.
Reforma Agrária na atualidade
Para corrigir esta distorção, nas últimas décadas vem sendo desenvolvido em nosso país o sistema de reforma agrária. Embora lento, já tem demonstrado bons resultados. Os trabalhadores rurais organizaram o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) que pressiona o governo, através de manifestações e ocupações, para conseguir acelerar a reforma agrária e garantir o acesso à terra para milhares de trabalhadores rurais.
Cabe ao governo todo o processo de reforma agrária através de um órgão federal chamado INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). Ao contrário do que muitos pensam, a reforma agrária é realizada em nosso país dentro das leis vigentes, respeitando a propriedade privada e os direitos constituídos. Não visa tomar terra de ninguém, quem produz nunca perderá terra, mas não é apenas distribuir terras, mas sim garantir, aos pequenos agricultores, condições de desenvolvimento agrário e produtividade, gerando renda e melhores condições de vidas para as famílias assentadas.

Lei da Ficha Limpa

No Brasil até as leis eles anulam....
Plagiando Renato Russo "Que país é esse???"


O STF (Supremo Tribunal Federal) anulou no dia 23 de março a validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições passadas. Com isso, 149 candidatos impedidos de tomar posse por conta de condenações judiciais poderão assumir os cargos em todo o Brasil.
A Lei Ficha Limpa tornou mais rigorosos os critérios que impedem os políticos condenados pela Justiça de se candidatarem nas eleições. Ela foi sancionada em junho de 2010 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e saudada como um mecanismo de combate à corrupção no país.
Por seis votos a cinco, os ministros do Supremo decidiram que a lei não tem validade para as eleições de 2010 devido ao princípio de anualidade. De acordo com a Constituição Federal, qualquer mudança na legislação eleitoral só é válida se for promulgada um ano antes das eleições.
A principal mudança com a Ficha Limpa é que ela proíbe que políticos condenados por órgãos colegiados, isto é, por grupos de juízes, se candidatem às eleições. O Supremo, agora, vai decidir se essa determinação é ou não inconstitucional.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Panorama da energia nuclear em ogivas e energia elétrica

- Arsenal Nuclear Estimado nos países;
- Número de Usina Nucleares ativas na geração de energia elétrica.

Clique no link: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/infografico/2009/03/25/panorama-da-energia-nuclear-em-ogivas-e-energia-eletrica.jhtm

Games Históricos: A Vida de Che Guevara

Games Históricos: A Vida de Che Guevara: "Simulador que expõe a versão da Rede Globo a respeito da vida do revolucionário argentino Ernesto Che Guevara."

Entenda Rodada Doha

A Rodada de Doha é uma série de debates mediados pela Organização Mundial do Comércio (OMC) em torno de regras para facilitar o comércio internacional. As discussões que acontecem até hoje recebem este nome porque tiveram seu início em Doha, capital do Qatar, em novembro de 2001.
Um conjunto de decisões a respeito de regras mais flexíveis, que facilitariam o comércio entre nações, já deveria estar em prática - o primeiro prazo foi janeiro de 2005. Contudo, a falta de consenso entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, tem adiado a elaboração de um texto final.
Depois de Doha, em 2001, os países participantes do debate já se reuniram em Cancún, em 2003; em Genebra, em 2004; e Hong Kong, em 2005, mas todas estas negociações fracassaram no objetivo de finalizar o tema.
O item que gera maior discordância entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento é o comércio de produtos agrícolas. Os países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, pedem que as nações ricas diminuam os subsídios concedidos a seus produtores.
Já os países desenvolvidos, além de não estarem de acordo com algumas regras em relação à agricultura sugeridas pelos países em desenvolvimento, também pedem maior acesso aos mercados de bens e serviços destas nações.
Além do comércio agrícola, a agenda de Doha trata de temas ligados à padronização e adoção de normas sanitárias; comércio de produtos têxteis; padronização e adoção de normas técnicas; práticas de dumping; propriedade intelectual; acordos regionais; comércio eletrônico, entre outros.

Japão - Vazamento de água radioativa


Japão faz terceira tentativa para frear vazamento de água radioativa no mar

Tentativas realizadas no fim de semana não tiveram resultado. Número de mortos por tsunami passa dos 12 mil, segundo a polícia.


domingo, 3 de abril de 2011

Jogo: Carmen San Diego

Para quem gosta de jogar ai vai a dica: Carmem San Diego. Esse jogo é altamente educativo e didático, principalmente para a Geografia, pois estímula o raciocínio geográfico, lida com mapas e distâncias, e não é um jogo previsível como os atuais jogos para computador, que abusam dos efeitos gráficos, mas que são previsíveis.
Boa semana!


Clica no link e faz o download: http://www.baixemelhor.com/software.asp?Numero=351&Pagina=Games

Resumindo o Conflito na Líbia

A Líbia enfrenta uma batalha desde o começo deste ano, quando manifestações pedindo a renúncia do ditador Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder, se tornaram confrontos violentos e passaram a ser reprimidos com força pelo regime.
Em 17 de março, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou uma resolução que valida quaisquer medidas necessárias para impedir um massacre de civis. França, Reino Unido, Qatar e Noruega anunciaram sua participarão das intervenções militares no dia seguinte.
O exército de Gaddafi invadiu a cidade Misrata minutos depois de o ministro das Relações Exteriores, Khaled Kaim, dizer que a Líbia estava respeitando o cessar-fogo. Cerca de 40 tanques de guerra atacaram as tropas de oposição.

A região concentrada no território brasileiro

É muito comum conceber a regionalização do território brasileiro a partir da divisão estabelecida há décadas pelo IBGE, que supõe 5 regiões (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), no entanto, essa subdivisão do espaço nacional serve mais para fins estatísticos do que para expressar a complexa realidade territorial do Brasil contemporâneo. 

Hoje é possível identificar uma grande diversidade de regiões, como a fronteira agrícola na Amazônia; o vale do São Francisco, que está se tornando uma grande e moderna área produtiva; as regiões metropolitanas e suas áreas de influência com produções agrícolas e industriais específicas; as regiões do agronegócio com as especializações produtivas, entre tantas outras realidades regionais que se relacionam a estas ou a outras regiões de outros países, como vem ocorrendo no sul do país com a integração promovida pelo Mercosul (ainda que por ora não seja tão intensa a integração). 

Uma diferença básica que há entre o território brasileiro no século 21 e o de décadas atrás, quando foram estabelecidas as atuais regiões do IBGE (em 1970) é a densidade e a qualidade das redes, das redes técnicas. Atualmente, o país tem uma densidade de redes materiais como rodovias, ferrovias, hidrovias, sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gasodutos etc. em quantidades muito superiores às do passado – e que estão em acelerado crescimento. Isso a despeito da precariedade encontrada, se essas redes forem comparadas a padrões de outros países. Além disso, hoje há algo inédito em relação a 1970: as redes imateriais, isto é, aquelas formadas pelos sistemas orbitais (satélites) e cabos de fibra ótica, por onde flui uma quantidade expressiva de informações (que podem ser dinheiro, ordens, comunicações pessoais e empresariais etc.). 
Fonte: Revista Escola

Guia do Estudante

Guia do Estudante

Estudantes da rede pública terão maior bonificação na Fuvest - Guia do Estudante

Estudantes da rede pública terão maior bonificação na Fuvest - Guia do Estudante

Unesp divulga datas do vestibular do meio de ano - Guia do Estudante

Unesp divulga datas do vestibular do meio de ano - Guia do Estudante

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar