Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Demografia


O que é demografia 
                Demografia é uma ciência, relacionada à Geografia, voltada para o estudo da população. A Demografia utiliza a Estatística para organizar e analisar os diferentes aspectos de uma população.

Objetivo                                                                                                     
                A demografia tem como objetivo analisar os seguintes dados populacionais: crescimento demográfico, emigração, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, expectativa de vida, distribuição populacional por áreas, faixas de idade, entre outros.
                Esta ciência é muito importante, pois os dados gerados por ela servem de base para a definição de políticas sociais governamentais. São importantes também, pois mostram a evolução da qualidade de vida das pessoas.

Estudos demográficos no Brasil 
                No Brasil, grande parte dos estudos demográficos é realizada por um instituto de pesquisas mantido pelo governo federal: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados são coletados pelos técnicos do IBGE durante o processo conhecido como Censo Demográfico. O profissional que atua nesta área é conhecido como demógrafo
                O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita a recolha de várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outras coisas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Segundo a definição da ONU, "um recenseamento de população pode ser definido como o conjunto das operações que consistem em recolher, agrupar e publicar dados demográficos, econômicos e sociais relativos a um momento determinado ou em certos períodos, a todos os habitantes de um país ou território".
                Dados estatísticos fundamentam decisões
É com base nos resultados dessas pesquisas que as administrações públicas identificam os locais que mais necessitam de obras de infra-estrutura, fazem projetos de investimentos em educação, transportes, saúde e educação e tomam decisões políticas e econômicas, por exemplo.
                Mas não são apenas os administradores públicos que recorrem ao censo para desenvolver os seus projetos. Empresários, construtores e sociólogos, entre outros, utilizam os dados estatísticos para fundamentar decisões, liberar empreendimentos, analisar o perfil da população e saber os rumos tomados pela sociedade após um determinado tempo. Nessas análises, os dados divulgados após cada censo são geralmente comparados com as últimas estatísticas.
                O censo de 2007, por exemplo, constatou uma mudança significativa na proporção entre homens e mulheres em relação à pesquisa de 2000. Naquele ano, a proporção entre os dois sexos era praticamente a mesma, ou seja, 100 homens para igual número de mulheres. Em 2007, o resultado já foi diferente: 99,6 homens para cada 100 mulheres.

Censo no Brasil
                Enquanto em muitos países da Ásia, Europa e África o censo foi utilizado pela primeira vez há muitos séculos, no Brasil, até 1872, os dados populacionais não eram precisos. Para levantar o número de habitantes do país, os responsáveis pela coleta de informações utilizavam normalmente relatórios de autoridades eclesiásticas ou mesmo estimativas populacionais fornecidas pelos ouvidores.
                Dados do IBGE revelam que o primeiro regulamento censitário no Brasil surgiu em 1846, pouco mais de duas décadas após a Proclamação da Independência. Livre do domínio de Portugal, os responsáveis pelo regulamento definiram que o censo deveria ser realizado a cada oito anos.
                Em 1870, com a publicação de um novo decreto, ficou estabelecido que os censos deveriam abranger todo o território nacional, sempre a cada dez anos. Em 1872, aconteceu efetivamente o primeiro recenseamento no país, denominado Recenseamento da População do Império do Brasil.
                Com a criação do IBGE, no final da década de 30, o censo ganhou mais dinamismo e começou a acrescentar novo dados à tradicional pesquisa populacional.
Atualmente, os pesquisadores colhem informações sobre taxas de emprego e desemprego, rendimento, fecundidade, escolaridade, número de pessoas por domicílio e até mesmo a quantidade de aparelhos eletrônicos que há em cada casa. Esses dados servem para revelar, com precisão, as mudanças ocorridas na sociedade brasileira.


Fatecs: Inscrições para o vestibular 2013 de inverno começam nesta terça-feira - Notícias - UOL Vestibular

Fatecs: Inscrições para o vestibular 2013 de inverno começam nesta terça-feira - Notícias - UOL Vestibular: "Fatecs: Inscrições para o vestibular 2013 de inverno começam nesta terça-feira"

'via Blog this'

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar