Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

9º Desafio Projeto Dê Mentes

Se um filme, uma peça de teatro, um musical, enfim, se um evento cultural está em cartaz, as pessoas interessadas em programas de cultura e lazer procuram em jornais, revistas ou sites um texto para ler sobre esses eventos. Qual é o gênero desses textos?

Mandem suas respostas para ctcgeo@gmail.com até sexta-feira ás 12:00h.

Naõ esqueçam de identificar sua equipe.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

8º Desafio - Projeto Dê Mentes




O que as palavras pedra, José, gauche, amor, pomar, cantar têm em comum?

Mandem as respostas para ctcgeo@gmail.com até 4ª feira as 12:00h.

Não esqueça de identificar sua equipe

domingo, 6 de novembro de 2011

Relação entre Clima, Vegetação e Solo

A biosfera é constituída por uma série de elementos naturais que favorece o desenvolvimento da vida. A natureza e todos seus elementos funcionam como uma máquina onde cada um tem sua importância.

A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.

Onde há ocorrência de clima árido e semiárido as plantas apresentam espinhos no lugar de folhas, como as espécies de cactáceas. Isso ocorre para diminuir a perda de umidade que acontece com o processo de evapotranspiração, dessa forma, a água fica armazenada mais tempo no interior do vegetal.

Assim como o clima influencia na formação vegetal, essa influencia no clima em determinados lugares do mundo. Um exemplo disso são as florestas tropicais e equatoriais da Amazônia na América do Sul, floresta do Congo na África que são responsáveis por emitir enormes percentuais de umidade para a atmosfera, isso ocorre com a transpiração das folhas dos vegetais das florestas, ou seja, evapotranspiração.

Além de contribuir na composição climática, a vegetação contribui diretamente no solo, fertilizando-o com matéria orgânica derivada de folhas, galhos, frutos que caem e passam pelo processo de decomposição transformando-se em nutrientes, sem contar que as raízes das plantas impedem o desenvolvimento de erosões.

Origem das Rochas

Click na imagem para ampliar

Diferença entre Orogênese e Epirogênese

Orogênese (do grego: Oros=montanha; Genus=geração), ocorre em áreas estreitas e longas, onde são formadas as cordilheiras sendo um conjunto de processos geológicos que resultam na formação de uma cadeia de montanhas (orógeno) e relacionado com a tectônica compressional de placas tectônicas. Abaixo uma foto da cordilheira do Himalaia, produto de um processo orogenético.
Epirogênese(do grego Epeiros=continente e Genesis=formação) refere-se ao deslocamento vertical de grandes áreas continentais, sem falhamentos e fraturamentos significativos. Quando este deslocamento é para cima chamamos de soerguimento e para baixo subsidência.

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar