Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Domínio dos Mares de Morros


"O domínio dos mares de morro corresponde à área de mais profunda decomposição de rochas e de máxima presença de mamelonização topográfica em caráter regional de todo o país"

"A alteração das rochas cristalinas... atinge aí o seu maior desenvolvimento, tanto em profundidade quanto em extensão chegando a ser universal para enormes setores das regiões serranas acidentadas dos planaltos cristalinos do Brasil sudeste..."

"É uma paisagem de forte expressão aureolar, que se estende por algumas centenas de milhares de quilômetros quadrados refletindo a ação dos processos morfoclimáticos tropicais úmidos em uma faixa hipsométrica cuja amplitude é superior a mil metros..."

"A área core do domínio dos mares de morros é encontrada sobretudo nas regiões serrana graníticos-gnaissicas florestadas do Brasil de sudeste, com tipicidade máxima nas zonas mamelozinadas extensivas da bacia do Rio Paraíba do Sul."

Aziz Nacib Ab'Sáber. Os domínios de natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar