Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

domingo, 22 de maio de 2011

China - Características Gerais

Com uma população em torno de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso do mundo. A contenção do crescimento demográfico tem sido uma das maiores preocupações do governo chinês nas últimas décadas.

Desde o início da década de 1970, quando o crescimento natural da população chinesa estava em torno de 2,6% ao ano, o governo vem exercendo um rígido controle da natalidade no país, pondo em prática a chamada “política de filho único”. As famílias que tinham um segundo filho passaram a sofrer medidas punitivas, como a perda de certos benefícios sociais, o pagamento de multas e até mesmo a perda do emprego.

Além disso, o controle da natalidade vem sendo efetuado por meio da divulgação de métodos contraceptivos, como a liberalização de pílulas anticoncepcionais, e também pela imposição de algumas medidas mais drásticas, como a esterilização forçada da população, sobretudo dos casais que já tiveram um filho.

O capitalismo na China

A abertura da economia chinesa ao capitalismo internacional provocou um grande incremento da atividade industrial no país, sobretudo no setor de bens de consumo.
Um dos principais fatores que permitiram a arrancada da produção industrial na China foi a criação das chamadas Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), assim como a abertura de importantes cidades portuárias aos investimentos estrangeiros.
As ZEEs e as cidades portuárias tornaram-se alvo de grandes investimentos, realizados, sobretudo, por japoneses e norte-americanos. Esses investimentos são atraídos pela existência de várias condições favoráveis, como o baixo custo da mão-de-obra, o gigantesco mercado consumidor chinês, leis mais flexíveis e até mesmo a isenção de impostos.
China: Política Interna e Externa
A posição da China no cenário geopolítico tem se tornado cada vez mais importante tanto em âmbito regional como internacional. Esse papel de destaque tem sido conquistado devido a um conjunto de fatores favoráveis e potenciais que o país apresenta: terceiro maior país em área do mundo; a maior população do planeta e a economia que mais cresce atualmente.
* Além desses fatores, a China também se destaca pela agressividade de sua política interna e externa. No nível interno, a política chinesa caracteriza-se pela centralização excessiva do poder pelo Partido Comunista, o único existente no país. As liberdades democráticas praticamente não existem e as manifestações populares são reprimidas com o uso da força. Como exemplo, podemos citar o fato ocorrido em 1989, quando um movimento estudantil foi reprimido violentamente pela polícia e pelo exército. Esse episódio ficou conhecido como o Massacre da Praça da Paz Celestial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar