Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Clima e Tempo

Clima e tempo não são a mesma coisa, não senhor!

Muito se fala do tempo e do clima por aí. São os institutos que emitem previsões meteorológicas, os noticiários que advertem a população para não esquecer as blusas e os guarda-chuvas em casa “porque o tempo vai mudar”.

A fama do clima e do tempo atinge até mesmo as artes. O compositor Tom Jobim já cantava: “são as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração”. Na mesma linha de pensamento, vem outro, o cantor Luiz Gonzaga, que lamentava: “Quando olhei a terra ardendo, qual fogueira de São João, eu perguntei a Deus do céu porque tamanha judiação (...) por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão”.

Qual o motivo de tanta diferença, muita chuva em um canto, pouca água em outro? A resposta está em fatores como clima e tempo, que você vai ler a seguir.

O clima e o tempo...

Clima e tempo são diferentes. Ao contrário do clima, tempo é o estado momentâneo da atmosfera. Veja só: em São Paulo tem dia que faz frio como tem dia que faz calor. Isso é tempo.

Clima é a constância habitual de tempos. Na Amazônia, principalmente na floresta, chove muito e é muito calor durante todo o ano. É uma constância chover muito e a temperatura ser alta. Dessa forma, na Amazônia, o clima é úmido e quente. Imagine agora a região nordeste do Brasil: lá chove pouco, a umidade do ar é baixa e a temperatura é alta. Qual o clima presente? Seco e quente.

Fonte:portalobjetivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar