Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

domingo, 15 de maio de 2011

URBANIZAÇÃO

Urbanização é um conceito geográfico que representa o crescimento e o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc.

Este desenvolvimento urbano é acompanhado de crescimento populacional, pois muitas pessoas passam a buscar a infraestrutura das cidades. A urbanização planejada apresenta significativos benefícios para os habitantes.

Porém, quando não há planejamento urbano, os problemas sociais se multiplicam nas cidades como, por exemplo, criminalidade, desemprego, poluição, destruição do meio ambiente e desenvolvimento de subhabitações.

A urbanização é uma das responsáveis pelo êxodo rural (saída das pessoas do meio rural para as grandes cidades).

A disciplina destinada ao estudo da urbanização chama-se urbanismo.

Em geral esse processo é associado à industrialização e ao êxodo rural, que promove o desenvolvimento econômico, a concentração da população na zona urbana e o crescimento dos demais setores da cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar