Para pensar...

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

domingo, 15 de maio de 2011

Conceitos de Urbanização

1 – conurbação: é a integração física e funcional de duas ou mais cidades, ou seja, é uma área que ocorre o crescimento contínuo de duas ou mais cidade, a área urbana de uma cidade encosta na área urbana da outra, como São Paulo , Osasco, Barueri, Guarulhos, etc.

2 - áreas metropolitanas: correspondem a grandes espaços urbanizados, integrados física e funcionalmente em uma metrópole cuja administração e planejamento exigem uma ação conjunta, em termos de abastecimento, circulação, educação, localização industrial, etc. EX: Área Metropolitana de São Paulo, corresponde ao município de São Paulo e os 38 municípios conurbados ao seu redor.

3 - megalópoles: conjunto de metrópoles (conurbadas) interligadas abrangendo extensas áreas como BOS-WAS (Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Baltimore e Washington), CHI-PITS (Chicago, Cleveland e Pittsburgh), SAN-SAN (San Francisco, Los Angeles e SanDiego), TOKAIDO (Tóquio-Osaka, etc.), alguns autores acreditam que no Brasil há uma megalópole em formação entre as áreas metropolitanas do Rio e São Paulo.

4 – macrocefalia urbana: é um fenômeno urbano que ocorre principalmente em países subdesenvolvidos. É caracterizada pelo desequilíbrio populacional de uma determinada região que pode ser classificada como cidade, estado ou país onde se tornam dominantes e autoritárias em relação a outras cidades por ser favorecida pela quantidade de habitantes que contém e também pela grande quantidade de indústrias em seu território.

5 – megacidades: é um termo quantitativo, pois corresponde a todos os agrupamentos com mais de 10 milhões de habitantes, como São Paulo, Cidade do México, Seul, Xangai, Nova Délhi e Londres.

6 – cidades globais: as cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana. São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Nova Ordem Mundial

Clique na imagem para ampliar